Preciosa / livro

Dia de resenha de livro

O da vez de hoje é : PRECIOSA, Sapphire.

IMG_3970.JPG

Livro que deu origem ao premiado filme de Lee Daniels produzido por Oprah Winfrey e estrelado por Gabourey Sidibe

Aguardado primeiro romance da americana Sapphire — autora da coletânea de poesia American dreams, recebida pela crítica com uma das melhores estréias literárias da década de 1990 —, PRECIOSA conta a história da adolescente Precious Jones. Aos 16 anos e grávida do próprio pai pela segunda vez (a primeira foi aos 12 anos), ela conhece uma professora singular, sua guia numa jornada de redenção e transformação. Uma narrativa intensa sobre adversidades e os mecanismos para lidar com elas.

Claireece Precious Jones suportou inimagináveis dificuldades em sua curta trajetória. Abusada pela mãe, estuprada pelo pai, ela cresce pobre, obesa, embrutecida, analfabeta, desprezada e, no geral, ignorada. Em seu próprio dialeto, ela se revela para os leitores: as humilhações constantes, os sonhos desfeitos e a resignação com que enfrenta a própria vida.

No Harlem, o reino dos sem voz, mora com a mãe, mulher solitária e cruel que assiste a TV incessantemente, devora toda a comida que Precious prepara e a submete suas tiradas raivosas. Apesar de tudo, a adolescente suporta a mãe com paciência surpreendente e segue em frente, tentando contornar os problemas do dia a dia com a cabeça erguida. E sonha com uma vida de celebridade, coberta de jóias, vestidos de luxo e um namorado bonitão.

Mas por causa da gravidez é forçada a abandonar a escola — o último e precário vínculo que a ligava ao restante do mundo — e é convidada a frequentar um centro de aprendizado alternativo. Ali, no fim da linha, está a senhorita Rain, uma jovem professora, radical e batalhadora por meio da qual Precious terá a possibilidade de recuperar sua voz e sua dignidade, descobrindo um mundo novo no qual poderá finalmente entender os próprios sentimentos e se expressar de uma maneira que nunca antes havia imaginado.

IMG_3971.JPG

Eu nem sabia que existia esse livro, eu enfim o descobri quando assisti ao filme e me apaixonei, é um filme incrível e chocante. E quando peguei o livro, não imaginei que seria ainda mais chocante.

Mas essa hostoria chocante vale a pena ser lida, pois consegue nos transportar para uma outra realidade que felizmente desconhecemos têm o poder de nos sacudir, de nos tirar de nossa zona de conforto. Imaginar que histórias como a de Preciosa são reais é difícil de engolir, porque de tão cruel e por vezes absurda, não queremos verdadeiramente acreditar que sejam possíveis. E o que achei mais bonito foi o livro mostrar que a saída para a vida tão complicada e tão sofrida que essa menina vivia era aprender a ler e a escrever para ter diante de si um mundo infinito de possibilidades e de sonhos.
Um livro que você acha estranho de ler por conta da linguagem, já que em uma belíssima estratégia de tradução o tradutor optou por manter no texto os erros de grafia da personagem, que no início do livro era analfabeta, dando veracidade ao texto e fazendo a gente mergulhar na história e com isso acompanhar o desenvolvimento da escrita de Preciosa durante o livro.

IMG_3963.JPG

Também você pode acabar estranho de ler, pois tem que ter “estômago” para aguentar certas cenas, mas é um livro bonito porque, ao meu ver, passa uma mensagem de esperança mesmo entre tantos infortúnios que não só Preciosa, como também as outras meninas da história, tiveram que enfrentar. Preciosa é sim uma história muito sofrida, um choque de realidade, mas é também uma história de redenção.

👏

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s